sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Lewis & Clark: A Expedição

Essa semana eu estava estudando para uma prova de História dos Estados Unidos quando me deparei com um tópico sobre as expedições para o "Oeste Selvagem", e imediatamente lembrei de Lewis & Clark, jogo de Cédrick Chaboussit, lançado em 2013 pela Asmodee.

Em 1803 Meriwether Lewis e William Clark partiram de St. Louis em direção ao Oeste dos Estados Unidos em uma expedição para encontrar uma rota fluvial para o Oceano Pacífico, mas como diz o manual do jogo, vamos voltar para 1803 e imaginar que o presidente Thomas Jefferson não enviou uma, mas várias expedições para explorar o Oeste Selvagem. Pronto, aqui estamos em Lewis & Clark!

Dessa vez eu vou fazer uma postagem um pouquinho diferente, focando mais na história utilizada como tema para o jogo do que nos elementos do jogo em si.
Então vamos lá para um pouco de história, ilustrada por Vicent Dutrait para esse belíssimo jogo!
Em 1800, Thomas Jefferson se tornou o terceiro presidente dos Estados Unidos, nessa época a nação ocupava uma área de aproximadamente 1600 quilômetros que ia da costa do Oceano Atlântico até o Rio Mississippi, no lado oeste e dos Grandes Lagos ao norte até o Golfo do México ao sul.

As estradas eram muito ruins nessa época, os rios, portanto, eram as rotas prediletas para o comércio. Em 1803 Jefferson dobrou o tamanho do território dos Estados Unidos ao comprar a Louisiana dos franceses, pelo preço de 15 milhões de dólares. Os Estados Unidos agora tinham acesso ao porto de Nova Orleans e para o Oeste Selvagem, além do Mississippi.

Thomas Jefferson designou a exploração dessas novas terras à Meriwether Lewis, seu secretário pessoal desde 1801, Seu objetivo era encontrar um caminho fluvial que conectasse o leste e o oeste. Lewis mostrou sua geniosidade ao escolher seu amigo William Clark para a sua fantástica aventura. Clark era quatro anos mais velho do que Lewis, que era um sonhador introvertido e intelectual, enquanto Clark era o oposto: um homem forte, pragmático e com bastante juizo.
Lewis & Clark

Em 1803, Lewis e Clark reuniram um pequeno contingente no Camp Dubois, próximo a St. Louis, chegando em um barco especialmente construído para a expedição. 

Abaixo, os jogadores e seus acampamentos estão prontos para a expedição rumo ao pacífico!


Durante a expedição o grupo se encontrou com muitas nações indígenas, como os Missouri, Sioux, Omaha e Lakota. Capitão Lewis e Capitão Clark tentaram se relacionar bem com esses índios, que foram de grande ajuda para a expedição, eles conheceram seus líderes e encorajaram a paz entre eles e seu novo “Chefe”, o Presidente Jefferson. 

No jogo Lewis & Clark, os jogadores podem realizar ações relacionadas às Cartas de Personagens e à ações nos Vilarejos Indígenas. Para isso utilizam de "companheiros nativos" que os acompanham na expedição.

Nas duas imagens abaixo temos os índios reunidos, e eles podem ser pegos para se juntar à expedição. Ações realizadas pela Carta de Personagem Interpreter (Intérprete).

Índios reunidos a disposição da expedição.
Um novo índio esperando para se juntar a expedição!
 Abaixo, um jogador utilizou uma ação do Vilarejo Indígena, e dois de seus índios que acompanhavam sua expedição, para construir uma nova canoa.

Canoas (peças azuis) e Cavalos (peças brancas).
Os jogadores devem administrar suas Cartas de Personagens e o "favor" dos Índios que os acompanham na expedição para obter e gerar recursos. Existem os Recursos Primários e os Recursos Transformados. 

Madeira, Comida, Pele e Equipamentos.
Os Recursos Primários são Madeira, Pele, Comida e Equipamentos, ou seja, necessidades básicas para quem vai desbravar o Oeste Selvagem!

Já os Recursos Transformados são meios de transporte para a expedição, como Cavalos e Canoas. 

Voltando a história... A expedição avistou o Pacífico pela primeira vez em 7 de novembro de 1805, chegando duas semanas depois. A expedição enfrentou seu segundo acampamento no inverno ao lado norte do Rio Columbia em uma área de tempestades. A falta de comida foi um fator de muita dificuldade, os alces, que eram a principal fonte de comida, recuaram para as montanhas e o grupo estava com muito pouco dinheiro para comprar comida o suficiente das tribos vizinhas

Em 24 de novembro o grupo fez uma votação para mover o acampamento para o lado sul do rio, perto de onde hoje é Astoria, Oregon. Essa votação tem uma importância histórica, Sacagawea era uma mulher indígena que acompanhava o grupo e York era escravo de Clark, ambos tiveram permissão de votar nessa decisão de mover o acampamento, e essa pode ter sido a primeira vez na história dos Estados Unidos em que uma mulher e um escravo tiveram permissão de participar de um voto. 

No lado sul do rio, há alguns quilômetros a oeste do Rio Netul (hoje conhecido como Rio Lewis e Clark), eles construíram o Forte Clatsop.

Assim como conta a história, o Forte Clatsop na margem sul do rio!

O forte não foi construído apenas com o propósito de abrigo e proteção, mas também para oficializar a presença ali, com a bandeira dos Estados Unidos. Durante o inverno no Forte, Lewis escreveu bastante em seu diário sobre o conhecimento adquirido em sua jornada, escreveu muita coisa sobre botânica devido as florestas que havia encontrado pelo caminho e que cobriam grande parte do continente. A companhia retornou do oeste em março do ano seguinte.

Eu joguei Lewis & Clark e achei o jogo bem interessante! Além de ser um belo jogo o manual traz algumas páginas com a história por trás do jogo, com informações muito mais detalhadas sobre os acontecimentos da época. Além de explicar o papel de cada personagem histórico representado nas Cartas de Personagem.
Infelizmente eu ainda não tenho em minha coleção, mas é um jogo muito bonito, principalmente suas cartas (que eu não postei aqui por não ter encontrado imagens em boa resolução), as imagens utilizadas aqui foram tiradas do BGG.

Espero que tenham gostado!

Abraço!

Um comentário:

  1. Ola, não conheço a história de Lewis e Clark, mas meu filho fará um trabalho sobre eles e estamos na procura sobre, mas não achamos quase nada, tudo (os videos) está em ingles,pouca informação sobre eles, mas gostei muito de seu texto, vamos usar no trabalho. Parabéns e obrigada pela informação!

    ResponderExcluir